terça-feira, 26 de maio de 2015

Dieta Dukan e de Proteínas

Uma linha de "dietas" que entrou na moda já há algum tempo e continua até hoje, são as dietas de proteínas como a Dr. Atkins ou dieta Dukan. São dietas que basicamente restringem o consumo de carboidratos e estimulam o consumo de qualquer tipo de alimento rico em proteínas e muitas vezes com quantidade "à vontade". Será que ela funciona? Qual pode ser o preço dessa perda de peso?

Não podemos negar que a dieta pode sim trazer redução de peso. Muita perda de líquidos envolvido, mas claro, se você consumia uma quantidade de comida maior do que está comendo agora, não importa qual tipo de alimentos você coma, você vai ter redução de peso. O problema é que essas dietas não promovem reeducação alimentar, e geralmente acabam gerando muitas deficiências nutricionais pela restrição de muitos alimentos.

O carboidrato é necessário pra fornecer energia para o nosso organismo. O que temos que buscar evitar são os chamados carboidratos simples, como o arroz branco, a farinha de trigo branca, o açúcar de mesa, as farinhas de milho e mandioca e a batata inglesa. Esses carboidratos simples chegam a nossa corrente sanguínea muito rápido, provocando picos de glicose, que podem alterar completamente nosso metabolismo e contribuir para o aparecimento de diabetes, colesterol e triglicérides elevados e outros tantos problemas. Já os carboidratos integrais e ricos em fibras dão saciedade, ajudam o funcionamento do intestino e ajudam a diminuir a velocidade com que o açúcar e gorduras são absorvidos no organismo, além de serem ricos em vitaminas do complexo B, que fazem parte de todos os processos de nosso metabolismo e produção de energia.

As proteínas são essenciais para nosso organismo, pois fazem parte de toda a estrutura e enzimas que precisamos, mas isso não quer dizer que devemos comer apenas proteínas. Algumas dietas que priorizam o consumo de proteínas muitas vezes permitem proteínas sem restrição, ou seja, consuma quanto quiser e do jeito que quiser. No entanto, precisamos ficar atentos pois no caso das carnes, por exemplo, alguns cortes contém grandes quantidades de gorduras, outros dependendo da forma como são preparados podem conter muitas substâncias nocivas, que inclusive contribuem para o aparecimento de câncer. Além disso, algumas proteínas podem causar uma hipersensibilidade no organismo, provocando inflamação intestinal e uma reação exagerada do sistema imunológico causando alergias, por exemplo.

Devemos estar muito atentos aos tipos de deita que encontramos por aí. Dietas que por um lado restringem alimentos e por outro liberam o consumo "à vontade" devem ser sempre vistas com desconfiança, pois elas não promovem equilíbrio na alimentação. Restrições muito grandes também não são fáceis de mantes por muito tempo, o que fará com que a pessoa volte para a alimentação anterior mais cedo ou mais tarde, e ainda pode provocar séria diminuição de nutrientes importantíssimos para o organismo. 

Lembre-se que a mídia vai estar sempre jogando uma "nova moda" pras pessoas comprarem, haverão pessoas comercializando produtos e dietas e tratamentos que estão na moda apenas para vender, e sem interesse real na saúde da população.
Pense nisso antes de iniciar qualquer programa restritivo que esteja na moda, e se possível, consulte um nutricionista!

Nenhum comentário: