sexta-feira, 22 de maio de 2015

Reflexões sobre "Dieta"

Dieta.

Só de falar essa palavra já traz um sentimento ruim, não é?
E aí você pensa em todas as vezes que já tentou começar - e parou, no docinho que comeu ontem, e no lanche do final de semana, e em todas aquelas fotos das modelos magérrimas pela internet e na TV. E olha pra baixo e vê aquela detestada barriguinha...


Hoje em dia a pressão pra perder peso é muito grande pra todo mundo. O mundo agora é fitness e a impressão que temos é que somos os únicos inadequados do mundo. Mas não é bem assim, olhe a sua volta! Por um lado vemos pessoas extremamente obcecadas com a imagem corporal, fazendo dietas hiper restritivas e com pratos duvidosos que nos fazem torcer o nariz. Por outro lado, observamos que 39% da população adulta mundial está acima do peso - estamos falando em mais de 1,9 bilhões de pessoas!! - sustentando dietas à base de fast food e calorias vazias - alimentos ricos em calorias mas que não possuem nenhum nutriente.

Utilizando o termo da nutricionista Sophie Deram, "vivemos hoje um terrorismo nutricional". Não sabemos mais o que comer!! Uma hora pode comer ovo, depois não pode mais. Um fala que pode comer chocolate, e outro fala que doce de jeito nenhum. Uns defendem o leite, falando que é rico em cálcio, por outro lado, é um veneno para o corpo! A cada semana é um alimento diferente que pode ou não pode. A dieta feita há 10 anos atrás não é a mesma de hoje, que não será a mesma de amanhã...e agora??? Em quem acreditar??

A resposta pra tudo isso é equilíbrio! Precisamos equilibrar a nossa alimentação, nosso corpo, nossa mente, nossas vidas. A alimentação feita de forma equilibrada vai oferecer ao organismo justamente o que ele precisa! Precisamos de nutrientes...vitaminas, minerais, antioxidantes, fibras, proteínas, gorduras e carboidratos sim! E precisamos também de pratos saborosos, comidas que nos dêem prazer em comer, além de nutrir, que nos façam felizes, que acompanhem bons momentos e não somente que nos tragam preocupações e dúvidas.
Comer é essencial pra vida, e temos que tornar isso algo prazeroso, mas com equilíbrio - e este equilíbrio está justamente na habilidade de juntar o sabor de um prato, com o poder que ele tem de nutrir nosso corpo.
Não adianta considerar prazeroso apenas uma pizza ou um lanche extremante calóricos, mas de aprender a nos alimentar de forma mais saudável, mas sem o terrorismo nutricional que passamos hoje. Encontrar no meio dessa grande oferta de alimentos, o que nos faça sentir bem, no corpo e na alma. Que nos sacie e nutra ao mesmo tempo.

Dieta - risque essa palavra de seu vocabulário! Esqueça as preocupações com a alimentação e a batalha com seu corpo e passe a buscar equilíbrio em sua alimentação e em sua vida! Sinta-se bem consigo mesmo, e faça da alimentação um aliado e não algo a ser temido!

Nenhum comentário: