sexta-feira, 19 de junho de 2015

Homus - Um aliado na alimentação

Quem já ouviu falar em homus, ou húmus?

O homus é uma pasta de origem árabe que é feita a partir do grão-de-bico.

O grão-de-bico é uma leguminosa, da família dos feijões, ervilhas, lentilha, soja e etc. Todas as leguminosas são excelentes fontes de aminoácidos, principalmente se aliadas à algum tipo de cereal como o arroz, aveia e etc. 
Falta apenas um aminoácido nas leguminosas para serem consideradas uma fonte completa de proteínas - a metionina, porém são ricos em lisina, um outro aminoácido. Por sua vez, os cereais são ricos em metionina, porém limitantes em lisina. Essa junção de cereais e leguminosas fornece todos os aminoácidos que precisamos, fazendo a composição de proteína dassa mistura tenha o mesmo valor biológico que um produto animal por exemplo, o que é super importante para os vegetarianos e também para os atletas que buscam manter bons níveis de proteína na dieta.

Esse tahine que eu comprei não tem nada
além de gergelim e não tem conservantes
Outro ingrediente importante do homus é o tahine. O tahine é uma pasta feita com sementes de gergelim que é riquíssimo em cálcio e também em metionina! Lembra-se da mistura de leguminosas e cereais? Se juntarmos o grão-de-bico e o tahine, temos uma ótima mistura de proteínas!

Agora, além de essa combinação ser uma ótima fonte de aminoácidos, os outros ingredientes utilizados para preparo do homus são todos alimentos funcionais, aliados importantíssimos da saúde e com propriedades variando em antioxidantes, anti-inflamatórias, ajudam na regulação do peso, diminuição da pressão arterial, tem função antialérgica, ricos em vitamina C, cálcio e fibras. 

Precisamos fazer ainda uma consideração importante: os grãos são ricos em ácido fítico, que se liga ao cálcio, ferro, zinco e outros minerais e impede que os mesmos sejam absorvidos. Uma forma de reduzirmos a quantidade de ácido fítico dos grãos é através do processo de germinação. Deixar a leguminosa de molho em água por um período estimula o grão a germinar, e na germinação o grão utiliza o ácido fítico ali presente. Deixe o grão de molho por no mínimo 8 horas e despreze a água do remolho. Quanto mais tempo ficar de molho, menos ácido fítico terá. Você utilizar um tempo de 12 a 24h.

Depois de aberto, coloque em um potinho
Agora que já sabemos tudo isso vamos preparar o homus?? Abaixo segue a receita, que pode ser consumida de várias formas. Por ser rico em proteínas, é um ótimo substituto para os derivados de leite para o café-da-manhã e lanchinhos, podendo ser passado no pão. Vai receber amigos em casa e quer servir alguns peticos mais saudáveis? O homus é uma grande pedida! Pode ser servido como dip com pão sírio, chips de pão sírio e ainda com palitos de legumes como cenoura, pepino, aipo, pimentão vermelho e amarelo, talos de salsão e etc. Você também pode colocar um pouco de alho frito por cima ou ainda incrementar com pimentas!

Ingredientes:
250g de grão-de-bico (em remolho por 12h)
4 colheres de sopa de tahine
suco de 2 limões
5 dentes de alho amassados e crus
1 colher de café rasa de sal
pimenta do reino à gosto (opcional)
Modo de fazer:
Após deixar os grãos de molho, despreze a água e coloque os grãos para cozinhas em uma panela de pressão com nova água por cerca de 25 min. Escorra os grãos mas não jogue fora a água do cozimento. Retire a pele dos grãos esfregando uns nos outros (pode utilizar um pano). Bata os grãos no liquidificador utilizando a água do cozimento para adicionar à pasta até obter a cremosidade desejada. Misture os outros ingredientes. Sirva gelado.



Nenhum comentário: