Nos tempos atuais a correria do dia-a-dia nos deixa estressados. Não temos tempo para nada, sempre correndo pra conseguir fazer tudo na nossa lista diária de responsabilidades.
Acordar cedo, levar os filhos à escola, ir para o trabalho, encontrar soluções para os problemas, pagar as contas, enfrentar o trânsito da hora do rush...e depois ainda temos que chegar em casa e fazer comida?! Que nada, vou pedir uma pizza! Mas será que estamos fazendo a coisa certa?
Preparar a nossa alimentação foi um item que foi deixado de lado na nossa lista de prioridades. A gama de produtos prontos no supermercado, restaurantes fast food espalhados pela cidade, sistemas delivery de todos os tipos vem contribuindo ainda mais para deixarmos a boa alimentação de lado, mas isso vem com um alto custo.
Para mantermos nossa energia, nossa disposição para trabalhar e principalmente nossa saúde, dependemos de vários componentes diferentes que não vemos mas que estão presentes nos alimentos. Vitaminas, mineirais, compostos bioativos e outros tantos nutrientes são necessários para manter o nosso organismo funcionando corretamente e devem fazer parte da nossa alimentação diária. Esses nutrientes é que vão regular todos os processos do nosso organismo. Depois de absorvidos são enviados para todas as regiões do corpo e nos permitem manter o funcionamento correto de todos os órgãos e suas funções e ajudam ainda na prevenção de doenças.
Se ultimamente vocês se sente cansado, sem disposição para nada, sem apetite, com problemas digestivos, dores de cabeça, dores no corpo, alergias, manchas na pele, saiba que tudo isso pode estar diretamente ligado à má alimentação e ao stress. O stress, doença do mundo moderno, é um grande fator responsável pelo aparecimento de vários problemas de saúde, isso pois além de diminuir a qualidade de vida em geral, quando estamos estressados utilizamos uma maior quantidade de nutrientes no nosso organismo, e se não nos alimentamos bem, gastamos todos os nutrientes disponíveis e sem ter como repor, acabamos tendo deficiência de certos componentes, piorando ainda mais nossa saúde.
Alimentos industrializados, como os que saem da caixinha direto para o microondas, ou ainda os típicos fast food saciam nossa fome e vontade de comer, mas não desempenham o principal papel da nossa alimentação: a nutrição de nossas células. Para isso, precisamos manter uma dieta mais equilibrada, rica em frutas, verduras, legumes, cerais integrais, oleaginosas e diminuir a quantidade de açúcares e gorduras.
Reveja sua rotina. Tente visualizar momentos que você pode conseguir horários livres em sua agenda para dedicar à você e a sua saúde. Se não tem tempo para cozinhar durante a semana, tente reservar algumas horas no seu fim de semana para preparar itens chave para sua alimentação na semana.
Com pequenas mudanças em nossa rotina do dia-a-dia é que vemos as grandes mudanças acontecerem. E já que 2015 está batendo à nossa porta, que tal iniciar um ano novo com mais saúde e qualidade de vida?
E lembre-se: deixe as dietas da moda de lado e procure sempre um nutricionista!
Um feliz 2015 para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário